Joanete ou hálux valgus

O uso correto e a importância da cadeirinha no carro
14 de novembro de 2017

Joanete ou hálux valgus

Joanete ou hálux valgus é a deformidade que freqüentemente ocorre na articulação do I dedo com o I metatarso (metatarso-falangeana). Caracteriza-se pelo desvio lateral do dedão (hálux), que leva então ao desenvolvimento de calosidades e protuberância dolorosa na borda interna do pé. Associa-se freqüentemente a deformidades dos dedos menores, que podem desviar-se lateralmente ou superpor o I dedo ou mesmo desenvolver deformidades em garra, com a flexão das articulações entre as falanges e gerar dor no dorso dos mesmos ao uso de calçados fechados.

Acomete principalmente as mulheres, especialmente pelo uso de calçados de bicos finos e saltos altos. Há outros fatores predisponentes como pés chatos, flacidez ligamentar generalizada, rotação externa das pernas, paralisias musculares, doenças reumáticas, além do principal, que é a predisposição genética, que geralmente já se manifesta, nestes casos, com deformidades na infância (chamado de hálux valgus juvenil).

O melhor método de prevenção é evitar-se calçados inadequados, com bicos finos e saltos altos. Existem vários dispositivos para uso nos calçados, como espaçadores, cintas para hálux valgus, palmilhas, que podem ajudar a dar algum alívio sintomático e nos casos que já se manifesta de forma grave na infância e que evoluirão para cirurgia, podem ajudar a não deixar progredir muito a deformidade.

O tratamento conservador (sem cirurgia) é direcionado para melhora das dores e não deixar evoluir a deformidade mas o que regride mesmo a alteração é o tratamento cirúrgico, que geralmente é reservado para aqueles casos dolorosos e que incapacitam as pessoas de usarem um calçado fechado. Em mãos de ortopedista especialista em pés, experiente, dá bons resultados, tanto da dor como da estética.

Gilberto Byrro.